A história é contada através da visão da protagonista Beatrice Prior. Por meio dela, sabemos que a trama se passa numa cidade do futuro em que a sociedade é dividida em cinco facções, são elas: Abnegação (os bondosos), Erudição (os inteligentes), Audácia (os corajosos), Amizade (os pacíficos) e Franqueza (os verdadeiros). Ao completarem 16 anos os jovens dessa cidade tem que escolher uma facção ou permanecer na mesma em que nasceu, mas antes da escolha eles devem fazer um teste de aptidão para saber em qual facção eles se encaixam melhor, e é nesse teste que a protagonista Beatrice descobre que é uma Divergente.
No começo ela apenas sabe que os divergentes são raros porém muito perigosos e que se alguém descobrir ela estará morta.
Então começa a sua jornada para descobrir o que ela é, enquanto tem que lidar com as etapas da iniciação de sua nova facção.
O livro é ótimo, fácil de entender, com ótimas cenas de ação e a iniciação de Tris (ela passa a se chamar assim depois que muda de facção) apesar de longa e tomar grande parte do livro, não entedia ou deixa a desejar e o final é...chocante !!
O segundo livro (Insurgente) é tão bom quanto o primeiro e o terceiro, apesar de ainda não ter lido, parece ser perfeito.

Olá, adorei a resenha, estou louca para ler esse livro!
ResponderExcluirBeijos
http://letterofwinter.wordpress.com/